sexta-feira, março 02, 2007

Diamante de Gould

DIAMANTE DE GOULD
(CHLOEBIA GOULDIAE)

Classificação: Ordem dos Passeriformes. Família
dos Estrildídeos

Informação:
Tamanho: Cerca de 12 cm

Cores Originais:
- Cabeça: vermelha, preta ou laranja
- Peito: violeta
- Barriga: amarelo-ouro
- Manto: verde-luminoso

Cores Mutações:
- Cabeça: amarela ou cinza
- Peito: branco, rosa ou azul
- Barriga: creme
- Manto: amarelo, cinza-claro, azul, etc.

Identificação Sexual:
O macho tem cores mais vivas principalmente no peito, a cauda central mais comprida. Faz a corte movimentando-se no poleiro saltitando e cantando. No período de acasalamento é comum o bico do macho tornar-se mais claro e o bico da fêmea mais escuro.

Reprodução:
A partir dos 10 meses de idade a fêmea bota entre 3 e 8 ovos que eclodem após 15 e 17 dias, caso contrário fica a dever-se ao facto de frequentemente mudar de gaiola, a fêmea ser jovem demais ou velha demais, por falta de interesse do macho (vê-se quando o macho não corteja a fêmea). Uma solução possível é separa-los por um mês. As crias ficam independentes entre os 45 e 50 dias e nessa altura separe-as dos pais para iniciar uma nova postura. Após 3 posturas deve dar descanso de 1 mês ao casal, podendo assim realizar um total de 6 postura por ano no caso de ter pais adoptivos (Bengalins) mas no caso de a fêmea também chocar não deve fazer mais de 3 posturas por ano.

Criação:
Em geral os pais que criam exclusivamente e não por amas-secas as suas crias tornam-se mais zelosos. Se os acostumar-mos ao uso de ama-seca, dificilmente criarão sem a ajuda dela no futuro, embora saibamos que utilizando-as poderemos tirar um maior número de aves, tudo depende do objectivo e condições de cada um, embora as crias criadas pelos progenitores se tornarem independentes mais cedo.
Acessórios: Em gaiolas, 2 poleiros de 10 mm de diâmetro, bem afastados e longe das laterais para poder evitar danos nas penas da cauda, galhos de árvores (mais utilizados em viveiros) também são uma boa opção. Colocar uma banheira para banho diário (quer de areia que utilizamos para limpar fundo de gaiolas como água, pois ajuda na plumagem). Deixe sempre à disposição osso de siba (cubos de cálcio) para fornecimento de cálcio e areia mineralizada (grite) para ajudar na digestão.

A HISTÒRIA

Corria o ano de 1883, quando os membros de uma expedição francesa que iam rumo a Austrália, e atracaram na costa da Nova Zelândia. A expedição de finalidade científica não tardou a observar uns pássaros de cores chamativas e que eram muito abundantes, sobrevoando os altos arbustos, eram Diamantes de Gould. Só puderam capturar três espécies que descreveram e decidiram considerá-los como uma nova espécie (Poephila Mirabilis). Todos os diamantes capturados eram adultos de cabeça vermelha.
O grande ornitólogo Jhon Gould, que percorria a Austrália fazendo importantes descobrimentos, em seus apontamentos, assinalava que viu um ninho de Poephia. Outro cientista descobriu na península de Cobourg uns outros pássaros similares, porem de cabeça negra. Foi quando John Gould decidiu faze-los uma nova espécie, a quem chamou de Amadina Gouldiae. Apesar de sua semelhança, a diferença de cor lhe pareceu digna de consideração. Neste disformismo, não tardou em comprovar-se que Amadina Gouldiae era um Poephila Mirabilis com uma particularidade. É que o Diamante de Gould apresenta uma particularidade muito pouco comum, para uma mesma espécie existem distintas variedades, uma de cabeça negra e outra de cabeça vermelha, que podem conviver e reproduzir-se, aparentando-se entre elas.
Os primeiros Diamantes de Gould foram exportados para a Inglaterra no ano de 1887, onde receberam um acolhimento e entusiasmo por parte dos aficionados e criadores. Em 1896 expuseram em Paris os primeiros exemplares vivos de Diamantes de Gould e no ano seguinte em Berlim. O inglês P. W. Teague foi o primeiro a obter a reprodução de Diamantes de Gould, estudando umas 24 gerações e publicando as suas observações na Avicultura Magazine entre 1931 e 1946, e é a partir daqui que começa a grande expansão dos Diamantes de Gould entre os aficionados pela avicultura.
Em resumo o Diamante de Gould, criado há mais de 100 anos em cativeiro, ambientou-se à criação doméstica ao ponto de não estranhar a aproximação das pessoas e permanecer calmo em situações como a colocação de comida na gaiola, sem demonstrar medo. Isto é absolutamente extraordinário se tivermos em consideração que na natureza não desce ao solo para beber se não sentir total segurança, podendo voar até 3 horas à procura de um poço seguro. È comum que esta ave viva mais de 10 anos, quando tratadas adequadamente.
Gostaria por fim ainda de referir uma célebre frase de Gould numa de suas obras.

Se novidade é um atractivo, quando a novidade se une a beleza e a elegância, o atractivo resulta consideravelmente em realeza.”

Informações complementares:
Estas aves na natureza selvagem gostam de viver em bandos, como os machos não lutam entre si vivem harmoniosamente. Para criar estas aves é necessário ter mais machos que fêmeas, para que estas possam escolher os seus parceiros. No entanto estes tentilhões podem ser mantidos em gaiolas, embora o espaço não as estimule podendo assim dar origem a obstipações e a engordarem. Deve-se ter ainda em conta que estas aves são verdadeiros amantes do sol e que apreciam espaços verdes.
Para os amantes deste tipo de aves e que não têm qualquer conhecimento, deve ter em conta o seguinte, os diamantes não gozam de uma boa reputação relativamente à sua reprodução porque as fêmeas em geral abandona a ninhada prematuramente, pelo que, é necessário ter os casais de bengalins para chocar e criar. Este é o principal problema para podermos criar os diamantes, a mudança de ovos dos diamantes para os bengalins (não deve deixar chocar ovos de ambos) deve ser feita na altura em que ambos estão na postura (aconselhável ter ninhos espaçosos), isto porque é a melhor altura, não corremos o risco de levantarem do choco. Sabe-se ainda que dois machos bengalins também chocam e criam, mas eu pessoalmente prefiro o método que acabei de enumerar porque nos restantes casos acabei por perder as “crias” normalmente porque levantam do choco muito facilmente sem qualquer motivo aparente, embora saiba e tenha conhecimento de outros criadores utilizarem estes métodos e terem bons resultados, eu pessoalmente não aconselho, sendo preferível serem os próprios progenitores a criarem, pelo que se deve experimentar uma vez pelo menos, a não ser que nos apercebamos de imediato que o casal tem pouco interesse nos ovos. O acasalamento deve efectuar-se entre Outubro e Abril devendo tirar os ninhos o mais tardar em Maio.
Os Diamantes Gould adultos são por norma resistentes, mas não resistem a mudanças de temperatura bruscas bem como a correntes de ar derivadas destas mesmas alterações rápidas da temperatura. A temperatura ideal para diamantes é entre os 15 e os 25 graus Celsius, temperatura esta que temos relativamente em casa. Também são aves calmas e podem tornar-se muito familiarizadas com o seu criador.
Para quem for experimentar a reprodução destas aves, sabendo que não é fácil também não é uma coisa do outro mundo, porque eu, quando iniciei a criação dos Diamante Gould também não tinha qualquer noção como criar tal espécie e mesmo agora ainda tenho muito para aprender, sendo que, a melhor aprendizagem é feita connosco através das experiências realizadas dia a dia e que nos leva a uma maior confiança e motivação, pelo que deixo outra frase que todos conhecemos e devemos por em prática
“ Se os outros conseguem, eu também vou conseguir”

Espero que as informações tenham sido preciosas e desejo-vos boa sorte para a criação deste tipo de aves, ou outro qualquer, pois faz falta o brilho e a beleza da cor das aves porque de tristezas está o mundo cheio.
Saudações ornitológicas a todos.

63 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Sou um apaixonado por estas aves mas não consigo encontrar um casal. Será que não vende um casal e já agora qual o preço ? Poderá responder-me pelo mail acosta_almeidinha@hotmail.com

Anônimo disse...

Parabens sou criadora de aves tenho caturras, vários canários, pardais de java, rosicolis. sheresr, piriquitos rolas de diamante mandarins e adorava ter diamantes de gold o sr. vende qual o preço. envia resposta para anarosaafo@gmail.com

Unknown disse...

qt custa uma gaiola de acasalamento para os gould?

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Tenho várias passaros e é uma paixao.....Sou de évora gostava de visitar as suas intalações e talvez comprar uns diamante de gould...o meu mail é pedromlouro@hotmail.com.........aguardo resposta

Unknown disse...

Amigo, voce pode fornecer seu email? Estou com um problema com minha femea, e estou com medo de perdê-la!
Fico no aguardo,
Obrigado.
Gil

Unknown disse...

meu email... gil@mreinsten.com.br

obrigado

Gil

passarouco21 disse...

olá tem diamantes gould para venda qual o preço obrigado

Anônimo disse...

Boa Tarde.
Estou pensando em começar uma pequena criação. Gostaria de saber preços de casais e qual é a gaila p/ reprodução?
Muito Obrigado.
Luan Marques

e-mail: luanmarques280@globo.com

Eleonamay disse...

Amei as informações. Ganhei um casal pq segundo o ex dono não cantam. Pode isto?
Gostaria de saber gaiola adequada, ração e vitaminas para pode tratá-los de forma humanizada. Pensei até em soltá-los mas creio que não sobreviveriam.
Desde já agradeço.

mycon disse...

ola muito bom seu bloog, foi muito util suas informaçoes, tenho algumas especieis de passaros como azulao, canario da terra, agaporne e mais recente o maravilhoso diamante de good no qual começarei minha criaçao, sou apenas amante da natureza reproduzo estas especies por sua beleza, meu email p/ contato e myconconstantine@hotmail.com

marcio.marli disse...

tenho um casal de diamante gould, a femea botou 6 ovos mas não choca só de vez em quando, ja fazem uns 18 dias e nada de eclodirem os ovos ,o que devo fazer?

Unknown disse...

por favor espero uma resposta de quem entende do assunto. meu email é marcio.marli@hotmail.com obrigado

Anônimo disse...

olá tenho um casal de diamante de gould,e gostaria de saber como faço para criar,se é necessario por casal de mandarins junto na gaiola ou não.

e qual época de acasalamento.
meu e-mail é :adriano_irmao@hotmail.com

labranco disse...

ola amigo!
muito bom e muito esclarecedor o seu blog, estou querendo começar uma pequena criação e gould com aproximadamente 3 casai, porem não gostaria de utilizar amas, você acha que devo tentar a 1ª ninhada com os pais?
aguardo sua resposta por email: la-branco@hotmail
grato desde ja: luiz augusto

Anônimo disse...

Parabens pelo blog. Voce vende ovos? é k sou dos açores e gostaria de saber se vende e se é possivel mandar pra ca. obrigado roberto-g-n-r@hotmail.com

Rui Jorge disse...

Vende essas aves ou é só criador por diversão?
Em caso de venda, qual o preço e k cores tem?
daodinho@hotmail.com
Obrigado

ricardo galamba disse...

boa tarde, gostaria de saber qual o preço que vende os diamantes gould e como é feita a entrega. envie resposta para:RicardoGalamba@hotmail.com
obrigado

Unknown disse...

Minha mãe está criando diamantes, porém quando eles já estão para sair do ninho, morrem, não sabemos o que está acontecndo. Ela colocou os avos para chocar no manon, a comida é a recomendada. O que está acontecendo de errado. Obrigada.
Maria Eunice

Anônimo disse...

eu vendo diamantes de gold de todas as cores 20 euros cada tel 227827717

Unknown disse...

ALGUEM PODERIA ME AJUDAR POR FAVOR? EU COMPREI UM DIAMANTE GOULD FÊMEA PQ JÁ TINHA UMA MACHO MAS ACHO Q O RAPAZ ME VENDEU ERRADO. ELE TEM A CABEÇA PRETA, O PEITO AMARELO E ROXO. PELO Q LI ELE SERIA MACHO POR CAUSA DA COR. ALGUEM PODERIA ME DIZER COM CERTEZA SE ELE É MACHO MESMO? MEU E-MAIL É MICHELLE.MN@IG.COM.BR

Unknown disse...

Olá...sou do estado de são paulo e riador iniciante de exóticos (diamante gold, mandarim, bavete e calafate) já fui procurado por passarinheiros, porém estou analisando compradores, vcs comprar exóticos, entre em contato.
Meu e-mail é marinhojcc@hotmail.com.

vlw...

Paulla disse...

Eu outro dia passei enfrente ao uma casa de ração e fikei apaixonada pelo Diamante Gould.Fazia tempos ke keria um pássaro´pois sou uma jovem amante de todos...
Enfim,meu namorado me deu o tal pássaro de dia dos namorados e eu fikei muito feliz com o presente.
duranmte este um mês e pouko ke ele estah comigo tenhu feito o maximo pra cuidar bem dele,só ke ontem(28/7/2009)minha mae me deu uma femea da espécie...meu machinho a principio fikou alegre e fez ate uma dancinha pra ela...mas depois no decorrer do dia ele começou a bica-la naum deixando-a comer nem beber aguá.Issu eh normal?o ke devo fazer?

Paulla disse...

A meu e-mail eh paullalr@hotmail.com.

Anônimo disse...

Moço tenho 12 anos gosto muito de passarinhos . queria ter uma criação de diamantes gold , teria como vcê me ajudar com algumas dicas de gaiola , comida , acasalamento , filhotes , etc ..
Desde já agradeço

Pr Luiz Claudio Sampaio disse...

Ola amigo, sou amante e criador de passaros mas gostaria de saber como faço para criar o Diamant Gold , quais as dicas e qual a medida da gaiola e qual o tipo de ninho que devo usar , sei que é bem complicado ,mas gostaria de tentar procriar esse lindo e maravilhoso passaro, sem mais Luiz Claudio

Anônimo disse...

Meu Nobre,
Parabéns pela iniciativa. Gostaria de comprar alguns exemplares...
Pode me confirmar se vende ou conhece alguém para indicar?
Desde já, grato pela oportunidade.

Um abraço,
cjco@ig.com.br

Daniel disse...

Parabéns pelo blog, estou criando calafates e diamantes sparrows em viveiros separados e agora queria criar gold, vc tem exemplares para vender?

danielsdassis@hotmail.com

Anônimo disse...

Bom Dia!!! sou aposentado e adoro pássaros. Já os tive muitos. Mas agora estou com tempo e vontade de criar diamantes gold, apenas para satisfação própria.Quero comprar 5 casais para iniciar pois sei , pelo que li que vou precisar de mais cinco casais de amas para cada casal de diamante. O SR. tem para vender e qual o preço? tenho procurado na internet sobre como criar e li o que escreveu, achei muito bom. obrigado Sidney

Anônimo disse...

boa tarde, gostaria de saber qual o preço que vende os diamantes gould e como é feita a entrega. envie resposta para: afaa11@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola amigo gostaria de adquirie um casal de diamante gold. me inform o preço do casal e se vc manda para o RS meu email é danilsonrodrigues@hotmail.com

Anônimo disse...

kuanto custa cada diamante aguardo resposta joaopedrofm@live.com.pt obrigado

Anônimo disse...

kuanto custa cada diamante aguardo resposta joaopedrofm@live.com.pt obrigado

Anônimo disse...

kuanto custa cada diamante aguardo resposta joaopedrofm@live.com.pt obrigado

Anônimo disse...

kuanto custa cada diamante aguardo resposta joaopedrofm@live.com.pt obrigado

Anônimo disse...

boa tarde gostaria de saber como é feita a entrega dos diamantes?recyeirenejaim@hotmail.com

Gonçalo Louro disse...

Olá Senhor Luís Romão, o seu blog está muito bom muitos parabens!!!

Gostava de saber se ainda vende Diamantes de Gould e a que preço?

Obrigado pela atenção, (o meu mail é glouro1@hotmail.com )

Anônimo disse...

Lindas fotos. Parabens!Crio calopsitas e agapornis e quero tb criar goulds e mandarins. Gostaria de saber se vç os vende e se despacha para fortaleza. Queria comprar 6 machos e 4 fêmeas, todos com idade acima de 6 meses.
Fico no aguardo

Vinícius Lima
amilsuiciniv@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, crio a mais de 1 ano um casal de Diamante Gould, queria reproduzi-los então coloquei um casal de mandarim, e um ninho bola, estão a mais de 5 meses e nenhum dos dois casais bota, gostaria de saber se alguem pode me ajudar com dicas para que eu possa reproduzir minhas aves com sucesso....desde já agradeço.

Romero Araújo
MSN: rmr-araujo@hotmail.com
Skype: rmrmoc
E-mail: romeroraujo@yahoo.com.br

FF disse...

Muito boa tarde.
Tem diamantes de Gould para venda??
Qual o preço?
Muito obrigado.
moreira.ferreira1@gmail.com

Fernando Ferreira

Anônimo disse...

Amigo tem como tirar os ovos em chocadeira, de diamante gold?

michel disse...

ola meu caro ,tenho uma duvida comprei um casal de diamante de gold a uns 2 meses um tem cores bem mais acentuadas e o outro bem mais discretas o q caracteriza um macho e uma femea sem sombra de duvidas,mas a minha duvida e q o macho q eu possuo e um pouco menor q a femea ,e as penas do rabo sao do mesmo tamanho q o da femea,poderia esse macho ser mais novo q a femea por isso nao ter atingido o tamanho e caracteristicas d um passaro adulto ainda uma vez ate que ele ainda nem corteja a femea e canta pouco...se puder me responder fico grato,parabens pelo excelente trabalho de vcs e pela atençao disponibilizada neste perfil. Michel Orthiz(porto alegre R/S)

michel disse...

gostaria de parabenizar pelo blog e tbm pedir uma orientaçao se possivel.
tenho um casal de golds que comprei a pouco,sao caracterizados um macho e uma femea sem sombra de duvidas pode-sse ver pelas cores mais acentuadas no macho e mais discretas na femea,a minha duvida e que o macho e pouca coisa menor do q a femea e as penas do rabo sao do mesmo tamanho q a femea e ele ainda nao corteja a femea e canta pouco ,pode esse macho ser novo ainda ,digo mais novo q a femea por isso nao atingiu o tamanho e caracteristicasde um macho adulto ainda,essa e minha duvida,se puderem me esclarecer fico grato nao tenho intençao de fazer criaçao apenas e uma curiosidade mesmo,desde ja agradeço pela atençao

Anônimo disse...

muito boa noite
sou um criador apaixonado pelos diamantes de gould e tenho 13 anos
tenho 3 casais dos quais tiraram 70 passaros
andava a procura de um macho azul cabeça branca e peito branco se tiver para venda digame qual e o preço
o meu email e
juanjavier08@hotmail.com

e tudo com letra minuscula

obrigado e bom trabalho

Anônimo disse...

bom dia, tenho 2 diamantes um macho azul e outro passaro pardo claro ñ sei o sexo, hoje o machinho azul está encorujado, pq isso vc pode m ajudar? um abraço, pitpraiamar@hotmail.com

Marcos de Pinda disse...

Qual o preço do casal de diamante gold,porque gostaria de criar. raissaemarcio_al@ymail.com

Anônimo disse...

oi gostei mto do seu blog, eu tenho um diamante ele é macho eu ganhei em maio deste ano ele ja tinha trocado as penas e o veterinario disse que em um mes ia acabar de nascer toda a pena dele, só que ja estamos em setembro e as penas dele na cabeça nao nasceram, eu perguntei ao veterinario e ele disse que é um problema genetico, eu nao acreditei muito voce poderia me ajudar? o email é sra_flower@hotmail.com

Anônimo disse...

adriano irmao qual o mais caro dos diamantes por tom de cor ou só o azul é melhor de preço !!!!!!!!

Anônimo disse...

boas sou de borba gostava de saber se tem alguns diamantes de borba para venda e o preço...obrigado
jao_galucho@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de comprar um casal e que enviassem prá mim ? É possivel isso ?

luciano disse...

tem diamantes gould para venda qual o preco dasaves

Aronny disse...

ola bom dia tenho um casal de diamante gold. eles botaram e os manons tiraram 4 filhotes porem eles deixaram morrer todos o que devo fazer para que isso nao venha acontecer novamente por favor me ajude.. grato aronny.
aronnyf@hotmail.com

Aronny disse...

Parabéns pelo blog, olha eu tenho um casal de diamante gold eles botaram e os manons tiraram 4 filhotes porém todos morreram o que fazer para que isso não venha acontecer novamente.muito obrigado se puder me ajudar ficarei grato. abraçosss..

carolina disse...

parabéns pelo blog, voce sabe me informar aonde caho para comprar e quanto custa?? meu email é pinkkarol966@hotmail.com, moro em rio das ostras!
obrigado bjo Carolina

bia disse...

quanto custa 2 machos e 1 femea???
por favor responda :
beatriz.animals@gmail.com

Unknown disse...

Boa noite .
estou há procura de femeas e machos da especie Diamante gould.
Estou iniciando um criatório da especie, e agora estou á procura de um preço bom e qualidade, pois vou comprar bastante exemplar.
Email: Couverinfoconsultoria@gmail.com
Obrigado.

Anônimo disse...

Boa tarde,

estou interessado em comprar um casal.
pode enviar o preço para o mail ruipedropires1972@hotmail.com

cumprimentos
Rui

Alvaro disse...

ola poderia me informar o preço do casal??? guitar.junn@hotmail.com.. fico no aguardo obrigado...

Anônimo disse...

Boa tarde
Os diamantes de gould são umas aves que admiro muito pela sua beleza.
Estou interessado em adquirir este tipo de aves.
Se alguem me puder ajudar agradeço que me contatem.
O que tem disponivel?
Aguardo resposta para cristovao_el10@hotmail.com.

Cumprimentos
João Marques

Unknown disse...

bom dia! tinha um casal de diamantes de gould mas a femea pos 2 ovos e morreu por causa de um ovo entalado.os dois ovinhos passei para um casal de manons que nao tinham ovos sera que eles vao chocar? aguardo resposta.

Anônimo disse...

Massaaa

Unknown disse...

Opa amigo tenho uma criação a que, cada 1 por 100 reais. Sou de Natal Rio Grande Do Norte

Unknown disse...

Tenho a que cada por um por 100

Anônimo disse...

Preciso de saber se é necessário separar o macho da fêmea quando ela está no choco